Teste de Software para leigos

Acabei de participar do MeetUp Minas da TI, falei um pouco sobre qualidade de software e estou me sentindo inspirada, então resolvi compartilhar esse sentimento maravilhoso com vocês, então vamos falar de qualidade???

giphy.gif
Vamos!!!

Mas afinal de contas o que é esse tal Teste de Software?

O teste do software é a investigação do software a fim de fornecer informações sobre sua qualidade em relação ao contexto em que ele deve operar.

Uhum tá, mas continuo não entendendo nada…

O  que eu quero dizer com  a frase acima é que eu posso ter o melhor de todos os softwares, sem erro nenhum, mas se não for o que o cliente espera não adianta nada. Precisa de um exemplo: Imagine que eu tenho um cliente que me fala que quer um carro, me descreve um carro popular, que gasta pouco, não precisa ter muito conforto, até por que o que ele tem de recurso pra utilizar na  fabricação desse carro não daria para muito conforto. Você acha  que dentro desse contexto o que mais se adequa a esse cliente é uma  BMW ou um Fiat Uno?

Espero sinceramente que você tenha pensado no Fiat Uno, por se você pensou na BMW e esse cliente fosse seu você iria jogar tempo e dinheiro no lixo.

Há tá entendi isso aí, mas onde que entra a parte da qualidade nisso aí?

Então, a qualidade não é só um software sem erros, até por que não se pode garantir que todo sistema funcione corretamente sem a presença de erros. Existem seis atributos que definem a qualidade de um software de acordo com a norma ISO 9126:

  1. Funcionalidade
  2. Confiabilidade
  3. Usabilidade
  4. Eficiência
  5. Manutenibilidade
  6. Portabilidade

Mensurar a qualidade de um software envolve muitos fatores e não somente erros encontrados e corrigidos.

Beleza Nayara muito bonito isso aí tudo, mas por que gastar dinheiro para testar meu software se o próprio  cliente pode fazer isso enquanto estiver usando?

Você compraria um carro se soubesse que ele não passou pelo teste da imagem abaixo?

maxresdefault.jpg
crash test

Acredito que a maioria dos clientes gostariam de ter carros que garantam o mínimo de segurança, assim como pessoas que compram softwares gostariam de um mínimo de qualidade para o uso de seus softwares.

Isso por que eu ainda nem falei do custo de corrigir um problema depois que ele já está na mão do cliente, mas isso é assunto pra outro post.

Vou continuar escrevendo posts sobre o que é qualidade de software, quero escrever uma série de posts explicando qualidade, por que é algo que engloba muitas coisas para apenas um post.

Espero ter esclarecido um pouco do que é teste de software, no próximo post vou falar sobre testes manuais e automatizados, as diferenças de cada um e o por que ainda utilizamos testes manuais se já é possível fazer testes automatizados.

Te deixei nada dúvida? Falei alguma besteira? Gostou muito do assunto? Ou só quer trocar uma ideia mesmo? Deixa um comentário, feedback me ajuda a escrever mais e com mais qualidade.

 

 

 

Deixe um comentário

